Eleição presidencial do Uruguai vai para o segundo turno
A eleição presidencial do Uruguai, que aconteceu neste domingo (26/10), terá segundo turno. O candidato Tabaré Vázquez, da coalizão de esquerda, liderou a votação, mas ficou abaixo do que previam as pesquisas. O sucessor de José Mujica enfrentará o conditato de oposição Lacalle Pou, de centro-direita.
Vázquez, de 74 anos, levou a Frente Ampla ao poder em 2005. Com uma mistura de políticas pró-mercado e medidas de bem-estar social que levaram a uma forte redução das taxas de pobreza, ele angariou um grande apoio, mas foi barrado pela Constituição de tentar a reeleição. Seu aliado mais próximo, o atual presidente José Mujica, que vai deixar o poder, deu continuidade ao modelo, que permanece popular entre muitos.
Lacalle Pou, de 41 anos, emergiu como um candidato forte após uma inesperada vitória nas primárias de seu partido, e fez uma campanha sobre uma plataforma calcada na mudança. Ele disse à Reuters na semana passada que tentaria, em caso de vitória, revogar a produção e venda de maconha sob supervisão do Estado
As informações são do portal R7.
0 comentários