Municípios do Paraná desmatam 2,1 mil hectares em um ano, diz ONG

Jornalismo | 02:33 | 0 comentários

operação desmatamento Amazônia (Foto: Hebert Rondon/Ibama)
(Foto: Hebert Rondon/Ibama)
 A organização não-governamental (ONG) SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram nesta quarta-feira (17) o balanço de desmatamento ocorrido entre 2012 e 2013 e o levantamento consolidado de 2000 a 2013. No Paraná, 68 municípios desmataram juntos 2,1 mil hectares de remanescentes de florestas com o bioma Mata Atlântica. A área equivale ao tamanho de 2 mil campos de futebol.

A região central e centro-sul do estado é a que tem maior incidência de desmatamento no período de 2012 a 2013. Prudentópolis registrou 251 hectares de supressão de florestas, seguido por Coronel Domingos Soares, com 134 hectares, e Bituruna, com 102 hectares de desmatamento.

Segundo o balanço consolidado de 2000 a 2013, Bituruna está em quinto lugar entre os 10 municípios brasileiros com maiores áreas desmatadas entre 2000 e 2013. No período, o relatório apontou uma supressão de 5,4 mil hectares de Mata Atlântica em Bituruna.

O estudo verificou a situação de 3,4 mil municípios brasileiros que têm áreas de Mata Atlântica. O pior índice é da cidade de Manoel Emídio, no Piauí, que apontou 3,1 mil hectares de desmatamento entre 2012 e 2013.

O monitoramento é feito há 28 anos pela ONG. O levantamento é feito por meio de tecnologia de sensoriamento remoto e geoprocessamento.

O diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, afirmou que o Paraná já esteve em situação mais grave em relação aos índices de desmatamento, mas agora, com a vigência da Lei da Mata Atlântica e do Código Florestal, as taxas de desmate estão caindo.

Ele afirma também que é preciso haver ações governamentais para evitar a pressão do agronegócio sobre as áreas remanescentes de florestas.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi procurado, mas nesta quarta não havia técnicos disponíveis para falar sobre o assunto.

Fonte: G1 Paraná

Category: ,

0 comentários